Mancais são componentes mecânicos, usados para sustentar e orientar um eixo em uma máquina ou equipamento, ajudando a reduzir o atrito entre as duas superfícies. Eles são essenciais para garantir o bom desempenho e a vida útil prolongada desses equipamentos.
Desta forma, utilizados em uma grande variedade de aplicações industriais. Sendo algumas delas: motores de combustão interna, turbinas a gás, compressores, bombas, motores elétricos, caixas de câmbio, máquinas-ferramenta, entre outros.
Existem diversos tipos de mancais, cada um com características específicas para atender a diferentes necessidades de carga, velocidade, precisão, vida útil e entre outros motivos. Assim, a escolha do tipo correto depende das condições de operação e das exigências específicas de cada aplicação.
Geralmente compostos de uma superfície de apoio – uma bucha ou rolamento – e um elemento que permita o eixo girar com facilidade e reduzir o atrito e o desgaste – que se encaixa na bucha ou no rolamento. Esse elemento é o que determina o tipo do mancal. Veja abaixo os tipos mais comuns:
Usados em aplicações de baixa velocidade e baixa carga. Utilizam uma superfície lisa de contato deslizante entre duas peças para reduzir o atrito. A bucha deve ser bem resistente porém de dureza menor que o eixo. Conforme o mancal se movimenta, a bucha vai sendo riscada, assim, é ela que fica com desgaste, protegendo o mancal e o eixo.
Utilizam esferas, rolos e agulhas para reduzir o atrito entre as peças. Estes elementos são colocados entre o mancal e o eixo, de forma que vão girando junto com ele, protegendo-o do desgaste.
Os elementos diferenciam-se pois os Mancais de Esferas são usados em aplicações de carga radial e axial, enquanto os Mancais de Rolos em aplicações de carga radial e os Mancais de Agulhas para alta carga radial.
Em geral, os mancais de rolamento são capazes de suportar cargas mais pesadas do que os de bucha. Os de rolamento também permitem um movimento mais suave e preciso do que os de bucha. No entanto, eles geralmente requerem mais espaço ainda em comparação com os de bucha.
Os dois tipos de mancais utilizam óleo para lubrificação, reduzindo o atrito entre eles e seus eixos, protegendo-os. Diferenciam-se pois os Hidrostáticos, como o nome refere, não dependem do movimento de rotação do eixo para sustentação e redução do atrito.
Outra diferença entre eles é a aplicabilidade: enquanto os Hidrodinâmicos são ideais para elevadas velocidades e cargas, os Hidrostáticos são aplicados em equipamentos que necessitam de alta precisão no movimento de rotação.
Usam campos magnéticos para a suspensão do eixo e para a redução do atrito entre as peças. Usados em aplicações de alta velocidade e precisão, dando melhor sustentação para os rotores de máquinas rotativas.
Utilizam ar comprimido para suportar a carga e proteger ele e o eixo. Por serem altamente precisos e não gerarem calor, têm custos elevados de fabricação e manutenção. Os aão usados em aplicações de alta velocidade e precisão.
Há empresas que desenvolvem mancais para uso em suas próprias máquinas ou para revenda. Aqui na Artestampo trabalhamos no processo de estampo e montagem de mancais conforme solicitado pelas empresas contratantes. Somos especialistas em estampo de materiais, injeção plástica e montagem de componentes. Quer realizar o seu projeto? Contate a nossa equipe por telefone, e-mail ou WhatsApp!